Epicondilite lateral é uma inflamação na origem dos músculos extensores e supinadores do antebraço no cotovelo, na região do epicôndilo lateral do úmero.
Acomete homens e mulheres ao redor dos 40 anos de idade que realizam movimentos de repetição de extensão do punho e prono-supinação do antebraço.
Também pode acometer jovens atletas que sobrecarregam essa musculatura em seus treinos, como por exemplo no tênis, do qual recebeu o nome de “cotovelo do tenista” (tennis elbow).
O diagnóstico é clínico, realizado através de testes específicos realizados durante o exame físico, logo, exames de imagem não são essenciais.
Contudo, para alguns casos mais crônicos e de difícil resolução, exames como o ultrassom e a ressonância magnética podem auxiliar.
O tratamento se dá através do uso de períodos curtos de anti-inflamatórios (5-7 dias), fisioterapia (principalmente para eletroestimulação – TENS – e alongamentos) e adaptações de atividades cotidianas físicas e laborais – possibilidade do uso de órtese durante as atividades.
Para casos refratários é possível realizar infiltração local e até mesmo cirurgia (videoartroscopia) pode ser necessária para resolução do quadro – apenas 5% dos pacientes necessitarão intervenção cirúrgica.
Não tenha dúvidas!
Para maiores informações procure um especialista!!