Luxação do Ombro

          É uma URGÊNCIA ortopédica!! Deve ser tratada precocemente!! Você deve ir imediatamente a um pronto-socorro para atendimento!!

          A luxação de ombro acomete mais jovens do sexo masculino entre 15 e 30 anos e, em 95% dos casos, acontece após traumas (quedas sobre o ombro, acidentes automobilísticos, traumatismos esportivos. Atenção especial para os idosos!! A incidência da luxação de ombro acima de 70 anos vem aumentando nos últimos anos e pode vir acompanhada de outras lesões, como da rotura de tendões do manguito rotador (até 80% dos casos acima de 60 anos!!).

          O diagnóstico é feito através de anamnese, exame físico (“sinal da dragona militar”) e auxiliado pela radiografia.

          Assim que possível deve ser realizada a redução da luxação, ou seja, literalmente “colocar o ombro no lugar”. Manobras de tração e contra-tração após analgesia geralmente são suficientes, porém, para casos com maior tempo de evolução e dificuldade de redução fechada, pode ser necessária abordagem cirúrgica.

          Após a redução, uso de tipóia por cerca de 10-14 dias é recomendado e o acompanhamento com especialista é fundamental, visto que lesões do labrum (Bankart) e da cabeça umeral (Hill-Sachs) são muito frequentes e a chance de novo episódio em jovens < 20 anos praticantes de atividades esportivas chega a 80%!!

Não tenha dúvidas!
Para maiores informações procure um especialista!!