Luxação do Cotovelo

          É uma URGÊNCIA ortopédica!! Deve ser tratada precocemente!! Você deve ir imediatamente a um pronto-socorro para atendimento!!

          A luxação pura de cotovelo acomete principalmente homens de meia-idade (20-40 anos). É a segunda luxação mais frequente, perdendo apenas para luxação de ombro!! Ao exame físico o paciente tem dor intensa e deformidade visível. O diagnóstico é feito através de anamnese, exame físico e auxiliado pela radiografia.

          Assim que possível deve ser realizada a redução da luxação, ou seja, literalmente “colocar o cotovelo no lugar”. Manobras de tração e contra-tração após analgesia geralmente são suficientes, porém, para casos com maior tempo de evolução e dificuldade de redução fechada, pode ser necessária redução “aberta” (abordagem cirúrgica).

          Para luxação pura (isolada), após a redução é preconizado uso de imobilização (tala gessada braquiopalmar) por cerca de 10-14 dias e iniciada mobilidade precoce a partir desse período para que não haja perda de amplitude de movimento. Para luxações associadas a fraturas ou instabilidade do cotovelo após a redução é recomendado o tratamento cirúrgico na maioria dos casos (ver seção de fraturas no cotovelo).

Não tenha dúvidas!
Para maiores informações procure um especialista!!